PROGRAMA MUNICIPAL DE SILAGEM

PROGRAMA MUNICIPAL DE SILAGEM

A silagem é uma prática para armazenamento do capim. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo.

O Programa Municipal de Silagem criado em 2015 pela Secretaria de Agricultura em parceria com a EMATER atende anualmente mais de 40 comunidades rurais de forma direta e com aumento de processos de silagem a cada ano. A Prefeitura Municipal de Itinga disponibiliza o trator agrícola com operador, acoplado a ensiladeira para a fabricação de silagens.

Em vários depoimentos de produtores rurais percebemos a importância de um programa como este, afirmando que conseguem salvar seus animais por meio da silagem fabricada junto ao programa, enquanto outros relatam que evitaram um prejuízo enorme, uma vez que adquirir ração fica caro. Além disso, movimenta a comunidade rural com geração de emprego e renda durante o processo de produção do silo.

Não resta dúvida que vale a pena investir nos processos de silagem, uma vez que contribuem para a melhoria da qualidade de alimentos fornecidos aos animais principalmente na época da seca e estimula a criação de bovinos que é uma atividade cultural na região. Em 2020, a Prefeitura de Itinga, adquiriu, com recursos próprios, 03 tratores agrícolas acoplados a 03 ensiladeiras para atender esta demanda que é crescente.