Sobre

PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE KIT MATERNIDADE ÀS GESTANTES


Veja na integra tudo sobre essa notícia.

PREFEITURA REALIZA ENTREGA DE KIT MATERNIDADE ÀS GES...

No dia 07 de outubro, o Prefeito João Bosco acompanhou as atividades do Encontro de Gestantes das Estratégias de Saúde da Família, que visa a promoção e fortalecimento dos vínculos por meio de orientações importantes sobre a gravidez, o parto e os cuidados com o bebê.

Neste encontro, a enfermeira Cleidirene Cardoso palestrou abordando temáticas das Campanhas Outubro Rosa e Verde, referente à prevenção do câncer de mama e combate à sífilis congênita. Também houve atividades corporais e alongamento com o educador físico Douglas Gusmão.

A ação foi promovida pela coordenação da Atenção Primária à Saúde, envolvendo gestantes de todas as Estratégias de Saúde da Família do município. Todas as gestantes cadastradas participam de acompanhamento periódico onde são abordados diversos temas relacionados à gravidez, amamentação e cuidados com os recém-nascidos, além do planejamento familiar. Uma equipe composta por médicos, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeutas, enfermeiros e educador físico é responsável por atender as futuras mamães.

A secretária de saúde, Emmanuela Aguilar, explanou sobre todos os serviços disponíveis nas Unidades de Saúde para atender as gestantes, como por exemplo as consultas médicas agendadas, atendimento odontológico e também exames de ultrassonografia e laboratoriais disponíveis. “A Prefeitura de Itinga tem investido bastante na Atenção Básica, assim disponibilizamos diversos recursos a todas as gestantes gratuitamente, mas para isso é necessário que as mesmas realizem o pré-natal no tempo correto”, afirma a secretária.

No final do encontro, todas as gestantes receberam o “Kit Maternidade”: uma linda bolsa contendo toalha de banho, toalha de boca, cuero, escovinha e pente de cabelo, saboneteira, pregador de chupeta e um nécessaire com colônia, sabonete, shampoo e álcool em gel.

O grupo de orientação às gestantes caracteriza-se por uma ação educativa de saúde com o objetivo de facilitar a disseminação da informação e apropriação do conhecimento e favorecer a troca de experiências e é de grande importância para as futuras mães conhecerem todo o processo que envolve o ciclo gravídico-puerperal.