PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE SAÚDE EDUCATIVA SOBRE TABAGISMO - 2022

PREFEITURA REALIZA AÇÃO DE SAÚDE EDUCATIVA SOBRE TAB...

Durante todo o mês de julho a Prefeitura de Itinga, por intermédio dos serviços do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Secretaria Municipal de Saúde realizou ações de educação em saúde com grupos operativos e pacientes que querem parar de fumar.

O tabagismo é uma doença crônica gerada pela dependência da nicotina, droga presente em qualquer derivado do tabaco, como cigarro, charuto, cachimbo, narguilé, tabaco mascado (fumo de rolo) dentre outros. Além de fazer mal ao fumante, a fumaça também prejudica a saúde de quem não fuma, mas convive com o fumante em ambientes fechados. São chamados fumantes passivos e respiram as mesmas substâncias químicas tóxicas que o fumante inala.

Os encontros foram realizados no Centro de Atendimento Multiprofissional e também na Comunidade Ponte do Pasmado onde foram abordados conteúdos como os malefícios que o fumo traz para a saúde, os primeiros dias sem cigarro, os benefícios adquiridos após a interrupção do uso do cigarro e proporcionando inclusive uma reflexão sobre a importância de manter uma boa alimentação para a prevenção prevenir e combate doenças.

Todo o trabalho é feito com uma equipe multidisciplinar para dar apoio e muito incentivo aos pacientes.