DIA DA ÁRVORE 21 DE SETEMBRO

DIA DA ÁRVORE 21 DE SETEMBRO

Para que servem as árvores?

Entenda sua importância para o meio ambiente.

Quem nunca aproveitou a sombra de uma árvore?

Importância da árvore

Indispensável para a vida terrestre, as árvores desempenham um papel fundamental na conservação de ecossistemas, biomas e no resguardo de todas as nossas biodiversidades. São responsáveis por proteger os solos e nascentes da luz solar mantendo o ar e a umidade. Além de servir de fonte de alimentos e abrigo para diversas espécies de animais, capturam o gás carbônico da atmosfera, funcionando como reservatórios de carbono. Também fornecem alimentos para vários organismos vivos, inclusive os seres humanos, ajudam evitar a erosão do solo, são responsáveis por melhorar a umidade relativa do ar devido à evapotranspiração e também responsável pela sua purificação onde elas auxiliam a mantê-lo limpo.

Ação:

No dia 21 de setembro se comemora o dia da árvore. Em celebração à data, a Prefeitura Municipal de Itinga, através da Secretaria de Agricultura e do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente) realiza ação de plantio de 20 árvores das espécies Ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus) e 30  Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa), na Avenida Brasil e na Avenida Marechal Rondon Pacheco, pelo Programa Municipal “Adote Uma Árvore”, direcionado à arborização urbana. O objetivo dessa ação baseia-se em conscientizar a população da cidade sobre a importância das árvores na sociedade e seus benefícios ao ser humano.